Criar uma fonte de luz usando pilhas é uma tarefa fácil e rápida. Por isso, essa também é uma excelente maneira de se improvisar uma lanterna para casos de emergência. O segredo está no modo como se conecta as pilhas à lâmpada, a fim de formar um circuito elétrico que gere luz. Em termos técnicos, os elétrons saem pelo polo negativo da pilha, percorrem o fio elétrico, passam pela lâmpada e voltam para a pilha através do polo positivo, mantendo a luz acesa devido à incessante repetição do processo.
Método1Usando uma lâmpada pequena simples
Método1
- 1Reúna todo o material. Com relação ao tipo de lâmpada que será usado, a única exigência é que ela possa ser acesa com uma carga de 1,5 volts. Não se preocupe se não tiver fita isolante, você pode usar qualquer outra.[1]
- Pilha grande (D);
- Fio elétrico revestido (dois pedaços de 5 cm);
- Lâmpada pequena simples;
- Fita isolante;
- Tesoura.
2Descasque os fios. Com a tesoura, descasque 2 cm das duas pontas de cada fio – tome cuidado para não cortar o interior deles.
3Conecte o primeiro fio à pilha. Pegue um do fios e, com a fita isolante, cole uma das pontas descascadas ao polo negativo da pilha.
4Conecte o fio à lâmpada. Conecte a outra ponta do fio à lâmpada usando a fita isolante e faça o mesmo com uma das pontas do outro fio.
5Conecte o outro fio à pilha. A essa altura deve restar uma ponta de fio desencapada. Pegue-a e conecte-a ao polo positivo da pilha usando a fita isolante. Assim que o fio se encostar na pilha, os elétrons começarão a fluir do polo negativo da pilha para a lâmpada e de volta para a pilha pelo polo positivo, criando um circuito que gerará luz.[2]
Método2Fazendo uma lanterna de LED
Método2
- 1Reúna o material necessário. Do mesmo modo que a lanterna anterior, essa também é muito fácil e rápido de se fazer. Entretanto, não se esqueça de usar apenas pilhas AA, pois voltagens mais elevadas podem sobreaquecer os fios e transformar a lanterna em uma ferramenta perigosa.
- Fio elétrico revestido (3 cm e 8 cm);
- Duas pilhas AA;
- LED;
- Fita isolante;
- Tesoura;
- Folha de papel.
2Conecte as duas baterias com a fita isolante. Alinhe as duas pilhas de modo que o polo positivo de uma fique em contato com o polo negativo da outra. Para que não seja necessário ficar segurando-as na mesma posição para sempre, junte uma à outra firmemente com fita isolante.
3Descasque os fios. Use a tesoura para desencapar e expor o interior metálico das duas pontas de cada fio. Tome cuidado para não acabar cortando um pedaço do fio por completo.
4Conecte um dos fios ao LED. Enrole uma das pontas descascadas do fio menor a uma das pernas do LED e cubra com fita isolante. Repita o mesmo com o fio maior.[3]
5Encontre o polo correto. Segure o lado exposto do cabo menor junto ao polo negativo do conjunto de pilhas e, ao mesmo tempo, encoste a ponta exposta do cabo maior no polo positivo.- Se o LED não acender, inverta a posição dos cabos – coloque o menor no polo positivo e o maior no polo negativo.
6Achate a ponta do fio. Assim que descobrir em que polo o fio menor deverá ser ligado em definitivo, achate a ponta dele e fixe-o ao respectivo polo usando um pedaço de fita isolante. O achatamento serve para aumentar a superfície de contato entre o cabo e a pilha e, consequentemente, assegurar o bom funcionamento da lanterna.
7Embrulhe as pilhas. Corte o papel da largura do conjunto de pilhas e, em seguida, embrulhe-as com ele, deixando os fios escondidos por dentro – não conecte a ponta do fio maior. Prenda o papel com fita isolante de modo que o LED fique de um lado e, juntos do outro lado, fiquem a ponta do fio maior e o polo positivo.[4]
8Use o dedo como interruptor. Para usar a lanterna, basta segurar o fio solto sobre o polo positivo. Se preferir, prenda-o com uma fita isolante pelo tempo que for usar a lanterna.
Tags
ELECTRONICO